O que uma recessao pode causar no mercado imobiliario

Sign in or sign up to leave a comment
Sign Up

Pode nao ser tao assustador quanto os proprietários esperam. A economia dos EUA experimentou sua parcela de desaceleracoes econômicas prolongadas. Na verdade, muitos de nós podem se lembrar da Grande Recessao, que durou de 2007 a 2009.

Durante esse tempo, os níveis de desemprego subiram enquanto os valores das casas chegaram ao fundo do poco. E entao, naquela época, era um momento difícil para ser proprietário de uma casa e investidor imobiliário. Enquanto isso, agora, o mercado imobiliário está fervendo. Os precos das casas ainda estao perto de recordes e a demanda dos compradores está subindo.

Mas uma recessao econômica pode trazer grandes mudancas para o mercado imobiliário. Aqui está o que poderia acontecer se a economia der uma guinada notável para pior.

O mercado em brasa pode finalmente esfriar

Existem diferentes referencias usadas para definir uma recessao, mas muitas vezes é marcada por um período de alto desemprego. Às vezes, os valores das acoes caem durante uma recessao, embora isso nem sempre aconteca. Da mesma forma, os valores das casas podem cair durante uma recessao, mas a extensao em que isso acontece pode depender em grande parte de fatores como taxas de empréstimos e demanda do comprador.

Se a economia dos EUA entrar em território de recessao - algo que alguns especialistas financeiros alertaram que poderia acontecer - isso pode ajudar a impulsionar os precos das casas em uma direcao descendente. Mas isso nao é necessariamente uma coisa ruim.

No final de marco, os precos das casas subiram 15% anualmente, de acordo com a Associacao Nacional de Corretores de Imóveis (NAR). Isso significa que há muito espaco para que os precos das casas caiam sem criar uma situacao de crise que deixe milhoes de proprietários submersos em suas hipotecas.

A principal razao pela qual os precos das casas estao tao inflados agora é que o estoque está baixo e a demanda é alta. Se ocorrer uma recessao, isso pode resultar em uma demanda menor especialmente se as taxas de hipoteca permanecerem tao altas quanto estao agora, ou continuarem subindo. E isso poderia, por sua vez, reduzir os precos das casas para níveis mais moderados.

Mas, a menos que o estoque de moradias realmente aumente em breve, é improvável que vejamos uma queda catastrófica nos precos das casas, porque a oferta ainda é incrivelmente baixa. No final de marco, havia apenas uma oferta de dois meses de casas disponíveis no mercado, de acordo com o NAR. Isso está bem abaixo da oferta de quatro a seis meses que normalmente é encontrada em um mercado imobiliário equalizado.

Como o estoque está tao baixo agora, mesmo uma queda notável na demanda do comprador nao deve resultar em um colapso do mercado imobiliário. Se alguma coisa, o que pode fazer é abrir o mercado imobiliário, permitindo que compradores de primeira viagem financeiramente seguros finalmente tenham uma chance de possuir propriedades, bem como investidores imobiliários para obter propriedades de renda de forma mais acessível.

Os proprietários devem se preocupar com uma recessao?

Neste momento, os proprietários estao sentados em níveis recordes de patrimônio. Mas mesmo que ocorra uma recessao e os precos das casas caiam, eles nao devem cair para níveis tao baixos que acabem com o patrimônio.

Na verdade, como o mercado imobiliário ainda carece muito de estoque, uma recessao de curto prazo pode acabar impactando minimamente os valores das casas. Isso é algo que os proprietários atuais podem se confortar.

Favourites If you enjoyed this post, please consider sharing it with others.
Sign in or sign up to leave a comment
Sign Up
To post a comment on this blog post, you must be an HAR Account subscriber, or a member of HAR. If you are an HAR Account subscriber or a member of HAR, please click here to sign in. If you would like to create an HAR Account account, please click here.
Disclaimer: The views and opinions expressed in this blog are those of the author and do not necessarily reflect the official policy or position of the HRIS.
Advertisement